26 de mai. de 2010

Sobre a disciplina...

Eu estive pensando em várias coisas nestes últimos dias e cheguei a uma conclusão (óbvia, é verdade) de que só obtemos sucesso real em qualquer coisa que fizermos se tivermos disciplina.

Pense comigo:
- Se eu for disciplinada em alguma prática esportiva, certamente as minhas chances de ser uma pessoa saudável são grandes;
- Se eu me alimentar corretamente, comer mais vegetais, menos gorduras e muito menos açúcares, as minhas chances de ser uma pessoa saudável aumentam ainda mais;
- Se eu passar todos os vááários cremes, para todo o corpo e para o rosto, pela manhã e pela noite (no mínimo), as chances de eu ter uma pele impecável são imensas;
- Se eu conseguir me manter no momento presente (e me diz o que seria, senão disciplina para conseguir isso), eu respiraria corretamente e certamente não me irritaria tão facilmente e nem sentiria dor de cabeça (por não respirar direito), logo, seria certamente mais saudável e sim, mais feliz, porque além disso, não ficaria remoendo o que já se passou e não ficaria tentando prever o futuro;
- Se eu praticar os exercício para os olhos, as minhas chances de ter uma boa e saudável visão, aumentam demais;
- Se eu fizer o tratamento para a rinite ("jala neti") com periodicidade, certamente as crises de rinite desaparecerão.

Os exemplos acima, dentre tantas outras coisas me fazem chegar a uma pergunta importantíssima.

Se eu sei de tudo isso, e que a possibilidade de ter uma vida muito melhor são grandes, não, elas são imensas, gigantescas, ENTÃO, POR QUE É QUE EU NÃO TENHO DISCIPLINA SUFICIENTE PARA FAZÊ-LAS?

Acreditem, não é por falta de tentativas, talvez por falta de determinação, não sei.
O fato é que eu já tentei fazer quase todos os exemplos que eu citei, uma série de vezes, alguns eu consegui manter por um bom tempo, mas de repente muda alguma coisa (internamente, ou mais comumente externamente) e a minha rotina, junto com a minha disciplina, vão por água abaixo...

Ok, alguns podem dizer que eu sempre arranjo uma desculpa, por exemplo, estava praticando yoga (ao menos a saudação ao Sol) todas as manhã e fazendo o "jala neti" também (quando estava em Salvador), mas se eu ia dormir um pouco mais tarde, já não conseguia acordar a tempo de fazer tudo isso, mesmo tendo plena consciência de que me fazia muito bem, muito bem mesmo. Agora, estava passando os vááários cremes para o corpo todas as noites e todas as manhãs, mas esfriou horrores e quem disse que eu consegui continuar? Antes de tudo isso, quando estava trabalhando perto da "Curves" (a academia para mulheres, que achei excelente) fiz direitinho por uns 2 anos (em São Paulo), já que eu tinha que passar em frente a uma no caminho do estacionamento até o escritório em que eu estava, mas foi só sair de lá que já não consegui mais fazer; e olha que foi a época em que me senti mais satisfeita com o meu corpo, realmente orgulhosa de mim mesma.

Gente, admiro imensamente quem tem determinação suficiente para conseguir fazer tudo isso e muito mais, mas Deus-do-céu, COMO É QUE SE FAZ ISSO???
Eu sei que determinação não se ensina e não existe manual ou fórmula mágica para isso, já ouvi falar que é uma prática diária de disciplina, mas como é que eu posso ser disciplinada, sem deixar que os eventos externos interfiram tanto, ao ponto de eu interromper essa prática?

Sugestões???

4 comentários:

  1. se vc conseguir, me ensina? hehe

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Li o trecho abaixo num post do excelente blog da Carol Daemon e lembrei desse meu post.

    http://caroldaemon.blogspot.com/2010/06/oscar-quiroga-e-disciplina.html

    "Depois de décadas em que nossa civilização se consagrou a fomentar a preguiça, um pouco pela boa intenção de facilitar o trabalho doméstico, mas também pelo péssimo motivo de criar um exército de consumidores que se tornariam escravos pela própria decisão, começa a ressurgir a disciplina como meio de garantir verdadeira liberdade de escolha. À primeira vista, parece contraditório, como a disciplina poderia fomentar a liberdade? Acontece que a capacidade de decidir, que é própria da liberdade, diminui com a preguiça e aumenta com o treino disciplinado dos sentidos físicos e da mente, para que se possa discernir entre o que é real e as ilusões que ameaçam constantemente. Você quer se livrar de algo ou de alguém? Disciplina é o caminho!"
    Oscar Quiroga

    Não por um acaso, a preguiça é um dos 7 pecados capitais no catolicismo e, por outro lado, o vigor uma das 7 virtudes búdicas.

    ResponderExcluir
  3. Acho que tem toooda razão, Thati! Você já ouviu falar na prática das 10 mil horas??? Achei numa matéria da Superinteressante de Julho (onde encontrei o video do teste do marshmallow)que, por mais talento que tenhamos, a prática é que nos leva à excelência. Já tinha ouvido dizer que somente após 30 dias, adquirimos o hábito de realizar uma tarefa... balela! Já frequentei academia por mais tempo que isso (mas não muito, confesso) e não consigo voltar! Acho que depois de 10 mil horas, dá mais certo! É difícil, mas seguimos tentando. Não nos martirizemos, contudo! Com 8h de prática por dia, até 2020, estaremos craques em qualquer coisa, segundo a matéria! Hehehe! Adorei o blog e a maneira honesta com que escreve! Um grande abraço! =)

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada!!! =)

    Pois é, continuamos tentando. Quem sabe algum dia a disciplina se torne um pouquinho mais natural, ao invés de tão surreal... Hahaha!

    ResponderExcluir